Normas Apresent.

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

Os trabalhos acadêmicos aprovados no XVIII Congresso Internacional de Custos e XXX Congresso Brasileiro de Custos serão classificados nas formas de apresentação oral e pôster. Os trabalhos aprovados cujos autores tenham efetuado inscrição (com pagamento) até 30/09/2023 constarão nos Anais do Congresso, independentemente da forma de apresentação (não haverá referência à forma de apresentação nos Anais do Congresso).

As apresentações dos casos empresariais (área temática 10) serão incluídas em um ambiente específico.

A seguir, apresentam-se as diretrizes de formatação para apresentação dos artigos aprovados na forma oral e pôster.

..

APRESENTAÇÃO ORAL / SESSÃO TÉCNICA:

As apresentações orais realizadas em sessões técnicas (conforme programação no site do Congresso) terão duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para exposição e 5 minutos destinados a debates. Os debates ocorrerão conjuntamente, ao final da sessão técnica. Para esse tipo de apresentação, estará disponível um computador e projetor.

A apresentação deverá seguir o modelo aqui disponibilizado.

Detalhes a serem observados no momento da apresentação:

  • A apresentação deve ser feita, no máximo, em 15 minutos;
  • Preferencialmente, utilize “Apresentação em Power Point”, que deverá ser levada em dois pendrives diferentes, como segurança;
  • Tendo em vista o tempo da apresentação, sugere-se que o número de slides de Apresentação em Power Point não seja superior a 15 (quinze);
  • Para garantir boa visibilidade, o tamanho da letra deve ser igual ou superior a 24;
  • Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar para a plateia; não faça uma simples leitura de seu trabalho escrito. Exponha apenas os pontos de destaque; não se perca em detalhes, mesmo porque os detalhes estão no trabalho escrito.
  • No início da exposição, lembre-se de saudar o auditório e apresentar-se.
  • Durante a exposição, fale alto, de modo que todos possam ouvir, cuide da postura e procure olhar para a plateia.

 

APRESENTAÇÃO EM PÔSTER:

A apresentação tipo pôster será realizada em sessões de pôsteres, conforme a programação do evento. Os autores deverão encaminhar, no formato retrato 1080 (L) x 1920 (H) pixels, em digital (PDF), as apresentações dos trabalhos até o dia 10/11/2023, exclusivamente por e-mail, para: secretaria@abcustos.org.br.

O pôster deverá seguir o modelo aqui disponibilizado.

Detalhes a serem observados no momento da apresentação:

  • Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar sobre o trabalho; destaque alguns pontos; use cores para ajudar na apresentação;
  • Os organizadores providenciarão telas planas para a apresentação, cabendo aos apresentadores providenciarem o arquivo digital em PDF.